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A História do Karate

Shotokan (em japonês: 松涛館) é um dos estilos dekarate que surgiu dos ensinamentos ministrados pelo mestre Gichin Funakoshi  e por seu filho, Yoshitaka Funakoshi. O repertório técnico do estilo foi baseado no do Shorin-ryu,  mas, devido aos estudos empreendido pelo filho do mestre e sua  influência, várias técnicas foram incorporadas e/ou modificadas, de modo  a refletir o escopo almejado, que era o de valorizar mais o lado  desportivo e físico como forma de promover o desenvolvimento pessoal. 

Mestre Funakoshi em princípio não denominou o que ele ensinava de um  estilo próprio, mas, antes de tudo, afirmava que ensinava karate. Por  outro lado, é certo que ele ensinava a arte marcial de acordo com sua visão e entendimento particulares sobre a mesma, mas  isso seria explicado — também segundo o próprio mestre comentava — como  uma consequência natural, pois vários professores ensinariam uma mesma  disciplina de modos diferentes.

Entretanto, alguns de seus alunos, como  forma de o homenagear, manufaturaram uma placa com a inscrição Shotokan, eis que Shoto era a alcunha que o mestre assinava suas obras, pelo que o dojô passou a ser conhecido como "casa de Shoto".

A despeito de outros mestres tentarem antes e contemporaneamente, foi  o estilo de mestre Funakoshi que logrou êxito em vencer as barreiras  culturais opostas a Okinawa e difundir o karate pelo resto do Japão, modificando nomes de técnicas e adaptando outras.


FORMAÇÃO

O mestre Funakoshi começou a praticar o karate sob os auspícios do mestre Anko Asato — expert no estilo shuri-te, de karate, e Jigen-ryu, de ken-jutsu — que fora discípulo do grande mestre Bushi Matsumura, por volta de 1880.

Não muito depois, Funakoshi passa a treinar com mestre Anko Itosu, com quem aprende as principais técnicas. Por outro lado, o aprendizado  se deu com outros mestres de renome, com os quais, além de obter novos  conhecimentos, também foi influente, como Kenwa Mabuni, Kanryo Higaonna, Choju Miyagi.

O mestre Itosu empreendera sérios esforços para popularizar a arte marcial, não sendo muito bem-sucedido, pelo que passou a chamá-la de kara-te, pois naquela época, fim do século XIX, ainda era chamada de to-de. Funakoshi parte daqueles movimentos e despende novos esforços. E, em 6 de março de 1921,  o príncipe herdeiro Hirohito assiste a uma demonstração encabeçada por  Gichin Funakoshi, no castelo de Shuri, ajudado por seus discípulos e  pelo mestre Miyagi. 

Depois, em 1922, no instituto Kodokan, a convite do mestre Jigoro Kano — criador do judô — foi feita uma demonstração pública do karate, permanecendo em Tóquio [33] por mais algum tempo. 

Por volta de 1935, tem início um movimento de alguns discípulos de Gichin Funakoshi, para ver um lugar próprio de treino de karate e, em 1936, esse esforço dá resultados e é finalmente construído um dojô  (em japonês: 道場) em sua homenagem e o chamaram de Shotokan,  ou "casa de Shoto", colocando uma placa com tal inscrição nos umbrais  da entrada. Infelizmente, o prédio original foi destruído durante um bombardeio na II Guerra Mundial. 

Gichin Funakoshi não acreditava na diversificação de estilos, e sim  que todo o karate deveria ser um só, mesmo com as diferenças naturais de  ensino que variam entre os professores.

No desenvolvimento do estilo, Sensei Yoshitaka Funakoshi teve muita importância, pois dava o exemplo de afinco ao treinamento e  influenciou sobremaneira na introdução de outras técnicas, como os  chutes laterais e o emprego de bases mais baixas que as costumeiras do Shuri-te e derivados, como shorin-ryu.

A forma ensinado por Funakoshi era tradicional, tendo como base a filosofia do Budo,  em cujo conteúdo há a consciência da busca constante pelo aperfeiçoamento pessoal, sempre contribuindo para a harmonização do meio  onde se está inserido, por intermédio de muita dedicação ao trabalho, treinamento rigoroso e vida disciplinada. O praticante do karate  tradicional caminha em direção dessas metas, formando seu caráter,  aprimorando sua personalidade. 

Nesse sentido, pode-se afirmar que arte marcial contribui para a formação integral do ser humano, não podendo, portanto, ser confundido  com uma prática puramente esportiva. "Tradição é um conjunto de valores  sociais que passam de geração à geração, de pai para filho, de mestre  para discípulo, e que está relacionado diretamente com o crescimento,  maturidade, com o indivíduo universal." 

A famosa expressão do mestre Gichin Funakoshi - Karate ni sente nashi (em japonês: 空手に先手なし, No karate não existe atitude ofensiva) - define claramente o propósito anti-violência.  

Se o adversário é inferior a ti, então por que brigar?

 Se o adversário é superior a ti, então por que brigar?

 Se o adversário é igual a ti, compreenderá, o que tu compreendes...

 então não haverá luta.

 Honra não é orgulho, é consciência real do que se possui.  


O verdadeiro valor do karate não está em sobrepujar os outros pela  força física. Nesta arte marcial não existe agressão, mas sim nobreza de  espírito, domínio da agressividade, modéstia e perseverança. E, quando  for necessário, fazer a coragem de enfrentar milhões de adversários  vibrar no seu interior. É o espírito dos samurais.



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